Home > CUFA e MetrôRio realizaram campeonato de futsal para jovens de favelas do entorno da linha 2

CUFA e MetrôRio realizaram campeonato de futsal para jovens de favelas do entorno da linha 2

Iniciativa visa promover a integração e interação entre jovens de favelas próximas às estações pegando carona no período de Copa do Mundo

Na tarde desta terça-feira (29/11), no Colégio Futebol Clube, em Rocha Miranda, o Estrela Verde Futebol Clube, da favelado Amarelinho, venceu o Projeto Jorge Turco, em Colégio, por 7 a 3, e conquistou o 1º Torneio de futsal Estação da Bola, promovido pelo MetrôRio e pela Central Única das Favelas (CUFA), com produção da InFavela.

A competição contou com aproximadamente 100 atletas das favelas que ficam entre as estações de Engenho da Rainha e Pavuna, com faixa etária de 12 a 14 anos. Os times participantes formados por meninos foram selecionados pelos projetos sociais apoiados pela empresa e pela CUFA.

Foram entregues troféus para os quatro primeiros colocados de cada modalidade. Além disso, todas as equipes foram premiadas com medalhas individuais.

No dia da atividade, o MetrôRio disponibilizou passagens gratuitas de ida e volta para os atletas e familiares, além de lanche.

Gabriel dos Santos Figueiredo, de 12 anos, companheiro de ataque de Pedro Henrique de Oliveira, da favela do Complexo do Muquiço, em Marechal Hermes, chegou ao torneio com a expectativa de ser o artilheiro e campeão da competição.

“Estou super empolgado e empenhado em jogar bem essa competição ao lado dos meus companheiros de time. Espero que possamos nos divertir, mas quero ser artilheiro da competição”, afirmou o goleador mirim.

Os jovens que são homônimos e fãs da dupla do Flamengo, Gabi e Pedro, reforçaram ainda a torcida pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo e mandaram uma mensagem de esperança e força para Neymar.

Os campeões Kaike Alexandre, de 13 anos, e Samuel David, de 13 anos, do Estrela Verde Futebol Clube, da favela do Amarelinho, comemoram a vitória e destacaram a união do time durante as partidas. “Estamos felizes com o campeonato e por fazer parte desse time. Quero agradecer aos meus companheiros de time pela dedicação”, agradeceu a dupla vencedora.

A torcida pelos jovens contou com as presenças ilustres de campeões da Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo organizado pela CUFA e produzido pela InFavela, deste ano. A jogadora Tuane dos Santos, de 24 anos, moradora do Complexo da Coreia, em Senador Camara, campeã da Taça das Favelas edição nacional de 2022, participou da cerimônia de abertura da competição.

Também estava presente um dos vencedores da edição do Rio de Janeiro deste ano, João Calebe, morador do Complexo do Muquiço, em Marechal Hermes. Ele destacou a importância desta iniciativa como ferramenta social de inclusão e valorização das comunidades do Rio de Janeiro.

“O futebol é muito importante porque é uma ferramenta de transformação social. O esporte ajuda a mostrar outro prisma da favela, fora do cenário de violência. Nas comunidades, temos pessoas que estudam, trabalham e jogam futebol”, disse.

Estudante do curso de ciências sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Calebe ressaltou a importância da prática esportiva, mas sem deixar de lado os estudos. “Esse ano tive uma grande felicidade de ser campeão da Taça das Favelas e ter um excelente ano na minha faculdade. Sempre colocando a educação e o esporte lado a lado”, afirmou o futuro cientista social.

O projeto faz parte das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do MetrôRio, que tem como objetivo valorizar a cultura local e incentivar iniciativas comunitárias com foco, entre outros temas, no esporte. O evento também representa uma importante oportunidade de integração entre a6 empresa e as comunidades buscando criar uma relação cada vez mais próxima com as áreas do entorno das estações.

Gostou da Ação?

Então faça sua parte e contribua

Clique aqui para doar!

Destaques

  • TOP CUFA GOIÁS CHEGA AO FIM E MOVIMENTA GOIÂNIA TOP CUFA GOIÁS CHEGA AO FIM E MOVIMENTA GOIÂNIA

    Na noite desta terça-feira, 6, foi realizada a grande final do maior concurso de beleza para jovens de periferia, o TOP CUFA. O evento foi realizado no Teatro Sesi, em Goiânia.

  • A Taça das Favelas retorna com Cerimônia de Lançamento no dia 14 A Taça das Favelas retorna com Cerimônia de Lançamento no dia 14

    Edição de 2022, terá participação de favelas do interior, e grande edição nacional no final do ano.

  • BBC News faz reportagem sobre a atuação da CUFA na pandemia BBC News faz reportagem sobre a atuação da CUFA na pandemia

    Departamento jornalístico é um dos maiores internacionalmente

  • A Central Única das Favelas (CUFA), entrega doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis A Central Única das Favelas (CUFA), entrega doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis

    A Central Única das Favelas (CUFA), entregou doações para as vítimas das chuvas em Petrópolis A ação aconteceu na quarta – feira (27) e irá realizar entregas de alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza, agua e roupas. As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, […]

  • BAND E CUFA ABRAÇAM ES & RJ BAND E CUFA ABRAÇAM ES & RJ

    Após as tragédias decorrentes das chuvas no Sul do Espírito Santo e na região serrana do Rio de Janeiro, muitas famílias precisam da nossa ajuda. Por isso, a CUFA e a Band se uniram para arrecadar itens essenciais: alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, água mineral, colchões, cobertores e roupas. 🤝 […]

  • Nota de Pesar Abilio Diniz Nota de Pesar Abilio Diniz

      A Central Única das Favelas – CUFA, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do amigo, empresário Abílio Diniz. “Além de ser um grande exemplo de líder, era um ser humano humilde e dedicado, que por diversas vezes contribuiu para muitas ações da CUFA. Que seu legado siga de exemplo para muitos. À família nossos […]

  • CUFA MOBILIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO CUFA MOBILIZA CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA VÍTIMAS DA ENCHENTE NO RIO DE JANEIRO

    A campanha realiza doações de alimentos, produtos de higiene, remédios e água No último sábado (13), as intensas chuvas que atingiram a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense resultaram em um estado de calamidade. Em resposta a essa situação, a Central Única das Favelas (CUFA) está liderando uma mobilização solidária para auxiliar […]

Nossos Principais Projetos

Mais de 1000 projetos desenvolvidos em todos os estados do país

Ver todos os projetos