• Esporte
  • Taça das Favelas 2020 é lançada em manhã de gala no Museu do Futebol, com presença de Cafu, Hélio de la Peña, Marta Sobral, Dexter, MV Bill, Minotauro, Nega Gizza e Jonathan Haagensen e outros famosos

A Taça das Favelas São Paulo 2020 foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira, 2 de março, em cerimônia no Museu do Futebol. O dia que marcou a abertura do torneio organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela contou com um auditório lotado, com a presença de pessoas importantes como Cafu, Hélio de la Peña, Marta Sobral, Dexter, MV Bill, Minotauro e outros famosos.

Durante a Cerimônia, apresentada por Nega Gizza e MV Bill, rappers e fundadores da Taça das Favelas, foi apresentado o clipe oficial da edição de 2020 do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, estrelado pelo cantor Raí BG e MC Menor MR, que também se apresentaram no palco. O clipe estará disponível no YouTube a partir das 17h, desta segunda-feira, 2 de março, no canal do KondZilla.

Um dos momentos ápices da cerimônia foi o lançamento da nova bola oficial da Taça das Favelas, feita pela empresa Super Bolas. A bola foi testada pelo comediante Hélio de la Peña e pelo craque Cafu, capitão do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 2002.

“Ano passado, São Paulo surpreendeu muita gente, mas nós, paulistanos, sabíamos do que a nossa cidade é capaz. A Taça das Favelas reforça a máxima de que o futebol não forma só esportistas, mas acima de tudo cidadãos”, disse o Capitão do Penta. “Vocês têm que sonhar alto sempre! A CUFA está dando a oportunidade para vocês buscarem esse sonho. Boa sorte a todos”, desejou Cafu.


Os campeões da Taça das Favelas 2019 apresentaram os troféus e as medalhas para o público.

“Essas guerreiras aqui são gigantes e aprendo com elas todo dia. Muito importante a valorização e a visibilidade ao futebol feminino que a CUFA e a Taça proporcionam”, disse Luiz Souza, técnico da seleção feminina do Complexo da Casa Verde.

“A Taça das Favelas é ferramenta de inclusão social. Só temos a agradecer por fazer parte desse projeto. E vamos lutar pelo bi respeitando todos os adversários”, disse Orlando Silva, liderança do Parque Santo Antônio.

O representante da La Liga – Liga Espanhola de Futebol – no Brasil, Daniel Alonso, subiu ao palco e anunciou que o melhor jogador e a melhor jogadora da Taça das Favelas Brasil, que será disputada nos meses de julho e agosto, vão ganhar uma viagem para a Espanha para conhecer os principais clubes e jogadores daquele país.


“A La Liga não é só futebol é La Liga. Ontem (domingo), um jovem criado em favela, que há dois anos estava no Rio foi o craque do maior clássico do mundo. E essa é a essência da La Liga”, disse Daniel Alonso, se referindo à brilhante atuação de Vinicius Júnior, do Real Madrid, contra o Barcelona.

As partidas da Taça das Favelas São Paulo 2020 começam no final de semana dos dias 28 e 29 de março. As grandes finais acontecem dia 6 de junho, no Pacaembu.

A Taça das Favelas São Paulo 2020 tem patrocínio master de Friboi e Uber, patrocínio de Favela Bank e Box Mineiro, apoio de Pepsico e Super Bolas, apoio institucional da Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo e do Museu do Futebol, promoção de Globo e Sportv, e cooperação de UNESCO e La Liga.