• Arte e cultura
  • CUFA e Favela Holding lançam prêmio Pretos Empreendedores

A fim de valorizar e empoderar a cultura e o empreendedorismo negros, o empresário e produtor, Celso Athayde, CEO da Favela Holding e fundador da Central Única das Favelas (CUFA), lança o prêmio “Pretos Empreendedores”, que vai condecorar iniciativas e empreendimentos, realizados por negros, que causem impacto social nas mais diversas áreas.

 A primeira edição do prêmio vai escolher os empreendimentos negros mais impactantes da sociedade em 2020. A cerimônia, que vai conceder a honraria, vai acontecer no início de 2021.

“Estamos criando esta premiação porque entendemos que têm muitos pretos no Brasil desenvolvendo as mais diversas ideias nos âmbitos da cultura, do empreendedorismo, do esporte e da música, e acreditamos que temos que expor esse talento para toda a sociedade”, explicou Celso Athayde, idealizador do prêmio. 

Cada estado terá o seu próprio júri e, ainda em dezembro de 2020, serão divulgados os 5 homens e 5 mulheres mais citados, em cada estado, pelos seus respectivos jurados. 

Selecionados os maiores pretos empreendedores de cada estado, se inicia a votação que escolhe o melhor preto e a melhor preta empreendedores de cada estado. Esta votação ocorrerá pelo voto popular na internet, pelo voto do júri estadual e pelo voto do júri afro empreendedor, cada um com o peso de 33%. O resultado desta votação, que indicará os 54 maiores Pretos Empreendedores do Brasil de 2020 (um homem e uma mulher de cada estado), será divulgado no início de janeiro de 2021.

A votação que decidirá quais são as maiores iniciativas realizada por pretos empreendedores do Brasil de 2020 terá início logo após a divulgação do resultado da anterior. Mais uma vez dividida pelo voto popular da internet, voto de um júri nacional e voto de um júri afro empreendedor.

O resultado que define qual o principal e mais impactante projeto ou iniciativa realizados por Pretos Empreendedores brasileiros, um de cada gênero, será divulgado em uma cerimônia, também em 2021.

O Prêmio Pretos Empreendedores tem organização da CUFA e da Favela Holding, produção da InFavela e da Comunidade Door, e promoção da Rede Globo.

A CUFA é conhecida, dentre outras coisas, por organizar várias premiações durante a sua trajetória de mais de duas décadas. Destacam-se o Prêmio Anu e o Prêmio Hutúz, que era parte do Hutúz Rap Festival, maior evento de hip hop da América Latina.

  

Sobre a CUFA:

A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete Rua, e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo.

Durante a pandemia do Covid-19, com o intuito de amenizar as dificuldades que os moradores de favela enfrentam, por conta do isolamento, a instituição criou o CUFA Contra o Vírus, que arrecada doações de mantimentos e distribui para moradores de mais de 5 mil favelas de todo o Brasil; e o Mães da Favela, que contempla com uma bolsa de R$ 240 milhões mulheres moradoras desses territórios, que chefiam os seus lares.

  

Sobre a Favela Holding:

A Favela Holding é um conjunto de mais de 20 empresas que tem como objetivo central o desenvolvimento de favelas e de seus moradores, sobretudo, fomentando o empreendedorismo nestes territórios. A FHolding nasce atuante junto a empreendedores comunitários, promovendo e proporcionando novas oportunidades de negócios e empregabilidade.

As empresas do grupo vão desde o comércio de passagens aéreas e pacotes de viagens para moradores de favelas até de logística de entregas de produtos de beleza em comunidades, feitas por egressos do sistema prisional, passando pela maior agência de live marketing em favelas do país.

  

Maiores informações para a imprensa:

imprensa@cufa.org.br

 

Saiba mais sobre o prêmio:

www.pretosempreendedores.com.br

 

www.instagram.com/pretosempreendedores/

 

www.facebook.com/Pretos-Empreendedores-103146371060056/

 

twitter.com/PremioPretos