COVID-19 Mães da Favela

O novo vírus do COVID-19 tornou muito mais difícil de se viver nas favelas. SAIBA MAIS

Quem somos

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.

Quer participar?

O trabalho em conjunto entre moradores de favelas e jovens voluntários é a base para construir uma América Latina mais justa e sem pobreza.

Nossa meta é o Brasil

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades nas áreas de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, utilizando de ferramentas como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, entre outros. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates e seminários. Desta forma, a CUFA promove a integração e inclusão social. Entre os principais projetos da instituição destacam-se o Hutúz Rap Festival, maior evento de hip-hop da América Latina, a LIBRA, Liga Internacional de Basquete Rua, e a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o Top CUFA e a Taça das Favelas de E-sports.

A CUFA também é parceira social da Expo Favela Innovation, feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto, organizada pela Favela Holding.

Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA utilizou sua capilaridade para conectar a favela e o asfalto e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Através do programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, físicas e digitais, e chips com internet gratuita por 6 meses, garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online.

Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto chegou a atingir mais de 17 milhões de pessoas.

Em 2022, a instituição realizou mais um grande sonho que foi a realização da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, que teve as suas grandes finais em novembro, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo em TV aberta.

Faça parte

Clique em algum ano e saiba um pouco mais sobre a nossa história

Nega Gizza e MV Bill

O produtor Celso Athayde, junto com os rappers Nega Gizza e MV Bill, funda a Central Única das Favelas, a CUFA, no Rio de Janeiro.

A CUFA produz a primeira edição do Hutúz Rap Festival

A CUFA produz a primeira edição do Hutúz Rap Festival, o maior evento de hip hop da América Latina, que revelou grandes nomes como Rappin Hood, Dexter, Negra Li, entre outros. Pelos palcos do Hutúz, passaram grandes nomes da música como Caetano Velos, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Sandra de Sá.

Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA)

É criada a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA). Evento esportivo que deu oportunidade para vários jovens de favelas e periferias mostrarem o seu talento, misturando esporte, dança e hip hop.

Taça das Favelas no Rio de Janeiro

É criada a Taça das Favelas no Rio de Janeiro, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, que mobiliza mais de 100 mil jovens moradores de favela anualmente.

Semana Global da CUFA

Semana Global da CUFA. A instituição promoveu uma série de eventos sociais e culturais em Nova York. E foi reconhecida na sede da Organização das Nações Unidas, tendo três cadeiras na instituição: Habitação, Juventude e Afrodescendência.

Final da Taça das Favelas São Paulo

Final da Taça das Favelas São Paulo. O campeonato já era bastante conceituado e popular em todo o Brasil, mas faltava acontecer no maior estado do país. Foi um grande sucesso. Com as grandes finais sendo jogadas no dia 1º de junho, para mais de 40 mil pessoas no Pacaembu.

Pandemia do Covid-19

Com a pandemia do Covid-19, a CUFA criou o CUFA Contra o Vírus e o Mães da Favelas, com o intuito de combater os impactos sociais e econômicos do período. O programa atendeu famílias em mais de 5 mil favelas de todo o Brasil, mobilizou mais de R$ 425 milhões e impactou mais de 13 milhões de pessoas.

Quem participa, não quer mais sair:

  • Acho de extrema importância, estou muito feliz de participar como embaixadora da taça. Nós vamos dar a importância que tem a taça, dar um pouco de direção para essas crianças de que, através do esporte, você tem uma das maiores ferramentas de inclusão social.

    Maria Julha Ação humanitária CUFA SP
  • É um momento muito feliz, muito bom que estou vivendo. Trabalho firme para isso. Estou sabendo aproveitar, ajudando a equipe com gols importantes que nos deram os resultados. Sempre foi um sonho meu, chegar a um clube grande como o Palmeiras e jogar.

    Patrick de Paula Volante do Palmeiras CUFA RJ

 

Pular para a barra de ferramentas