Dia 29 de novembro, às 19h30, na Porta do Palácio dos Ferroviários, a CUFA Araguari realizará o Festival de Artes Negras (FAN), em parceria com a TV Integração e o Blog Maysa Abrão que farão a cobertura jornalística do evento, e da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC. O evento encerra as ações do Mês Nacional de Consciência Negra e finaliza o Projeto Jovens em Ação, aprovado no Edital do Juízo de Direito Criminal Execução Penal e Cartas Precatórias Criminais da Comarca de Araguari/MG, que ofereceu durante 5 meses, oficinas gratuitas de arte educação (teatro, capoeira, percussão, rimas e danças urbanas) à comunidade.

O Festival será uma mostra transversal de várias linguagens condensadas num espetáculo dividido em 3 momentos distintos:

1º - Memórias da África Negra

2º - Territórios Negros Urbanos

3º - Pertencimento Negro: Heróis e Heroínas Contemporâneos

O espetáculo tem a direção artística do Professor Dickson Duarte, que entre outras articulações político sociais tem doutorado em Educação - Práticas e Saberes, pela UFU/MG e presta assessoria coreográfica para o Criança Esperança, da TV Globo.

Paralelo ao espetáculo, acontecerá uma feira gastronômica de degustação de comidas típicas, onde os protagonistas são empreendedores negros que tem empresas voltadas para o ramo.

"Esperamos com esse espetáculo levar os participantes e plateia a uma reflexão. Consciência todos nós temos, porque já nascemos com ela, mas ser sensível à causa preta, nem todos o são. E aí entra a verdadeira função do evento que é levar as pessoas refletirem qual o grau de sensibilidade que cada um tem com o racismo no Brasil, principalmente o institucional", diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari.