- Ação Humanitária
#cufacontraovirus
No momento em que parte da sociedade está acertadamente em quarentena, os moradores das favelas estão na rua neste momento para que esta seja mantida. Pois é através de serviços como coleta de lixo nas cidades, caixas de supermercados, frentistas de postos de gasolina, portaria, segurança, entregadores de refeições, entre outros, que ela se mantém. E é exatamente esse um dos motivos que deixa a favela tão vulnerável.
Por isso a Central Única das Favelas Brasil (CUFA), em parceria com centenas de organizações sociais estão de "cabeça" no combate ao Covid-19, seja em campanhas in loco para conscientizar os moradores que até aqui não estão levando tão a sério quanto deveriam, seja colaborando na distribuição de alimentos, álcool em gel, cesta básica ou mesmo em processo de elaboração de novas práticas e formação de redes de favelas, para plugrar em outras iniciativas. Por isso estamos entrando com uma campanha nacional de conscientização e doação para que essa engrenagem não pare. A campanha de conscientização se chama “#cufacontraovirus”. Entrou, dia 22 de março, um clipe, com uma música escrita por Dudu Nobre, Edi Rock (Racionais Mcs), Dexter e Ivo Meirelles, e interpretada por diversos artistas que falam a linguagem da favela. Entre eles: Alcione, Xande de Pilares, Pericles, Karol Conká, Ferrugem , Pretinho da Serrinha, Sandra de Sá, Grupo Bom Gosto, MC Menor MR, Mumuzinho, entre outros.
Para quem quer contribuir sendo voluntário com a luta da favela contra o Coronavírus, sem sair de casa, respeitando a quarentena, pode fazer a sua doação para uma das contas informadas abaixo.
“Estamos com o nosso bloco na rua, neste momento de tensão. São milhares de voluntários da CUFA em todo o Brasil. Queria muito estar em casa, mas se aqui na minha favela vai ser um caos, temos que ajudar a conscientizar” explica Mário Love, da CUFA, liderança da Vila Kenneddy (RJ) 21-969411515.
“A situação é muito séria. Muitos moradores de favela ainda não caíram na real e não estão cumprindo a quarentena como deveriam. Estamos colocando toda a nossa força na conscientização deles, para que juntos a gente possa vencer mais essa luta” disse Claudia Rafael, da CUFA de Paraisópolis (SP).
“Pela primeira vez em sua história, a CUFA está solicitando doações. E tem que ser pra ontem, pois esse vírus não pode ser mais rápido do que nossas respostas”, disse Preto Zezé, presidente da CUFA Ceará, 85-88448614
“São aproximadamente 15 milhões de moradores de favela em todo o território nacional. Muitos deles não podem deixar de trabalhar, e ainda transitam pelas ruas se expondo ao risco do contágio. A CUFA vai contribuir de todas as formas possíveis para que o impacto do Coronavírus seja mínimo nas favelas brasileiras. Essa é nossa luta, faça parte dela também”, falou Kaline, coordenadora da CUFA Paraíba, 83 -88145528.
“Nossa credibilidade e nossa história são o nosso maior ativo”, falou Celso Athayde.
Confirma algumas de nossas ações:
Cufa pede medidas para conter o coronavírus nas favelas
https://exame.abril.com.br/brasil/cufa-pede-medidas-para-conter-o-coronavirus-nas-favelas/
14 propostas para reduzir o impacto do Corona Virus nas Favelas
https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/14-propostas-coronavirus-favelas/
Cufa apresenta propostas para prevenir o corona vírus nas favelas
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/cufa-apresenta-propostas-para-prevenir-coronavirus-nas-favelas
CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS DO RIO DE JANEIRO
CNPJ :06.052.228/0001-01
Bradesco - 237
Ag: 0087
C/C: 3582-3
Itaú - 341
Ag: 0402
C/C: 17369-4
DOAÇÕES PELA VAKINHA ONLINE:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-a-cufa-a-ampliar-seu-combate-ao-coronavirus