Quem somos

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.

Quer participar?

O trabalho em conjunto entre moradores de favelas e jovens voluntários é a base para construir uma sociedade mais justa e sem pobreza.

Nossa meta é o Brasil

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos.

Faça parte

Sobre a CUFA

Presente há mais de 20 anos nas favelas brasileiras, a Central Única das Favelas (CUFA) promove atividades culturais relacionadas a esporte, educação, cidadania e arte, através da cultura Hip-hop, promovendo a integração e inclusão social da favela.

A CUFA foi fundada por Celso Athayde, que mesmo não estando na instituição, ainda segue como voluntário, e conquistou o prêmio do Fórum Econômico Mundial de Empreendedor de Impacto e Inovação de 2022, na cidade suíça de Davos, no qual a honraria é oferecida pela Fundação Schwab.

A CUFA tem a Favela Holding como mantenedora, um grupo com mais de 20 empresas voltadas para a favela e que se tornou seu braço econômico. Inclusive, a organização chegou a vencer o Prêmio Caboré 2022, na categoria de serviço de marketing.

A CUFA está presente em todos os estados do Brasil mais o Distrito Federal, além de diversos países, incluindo os Estados Unidos, quando, em 2015, teve a sua Semana Global, na Organização das Nações Unidas (ONU), que concedeu à instituição três cadeiras: Habitação, Afrodescendência e Juventude. Nesta ocasião, foi inaugurada a sede da CUFA Global, no bairro do Bronx, em Nova York.

Entre os principais projetos da instituição destacam-se a Taça das Favelas, maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, o Top CUFA e a Taça das Favelas de Free Fire. A CUFA também é parceira social da Expo Favela Innovation, maior feira de negócios de favela do mundo, organizada pela Favela Holding.

A CUFA participou do projeto Strive da Mastercard que digitaliza centenas de milhares de microempresas em favelas de várias regiões do Brasil e do mundo. Além disso, teve ampla participação na criação dos Laboratórios de Inovação Social para o Programa Mulheres de Favela, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Impact Hub.

Durante a pandemia do Covid-19, a CUFA, em parceria com a UNESCO, utilizou sua capilaridade para conectar a favela e o asfalto e amenizar ao máximo as dificuldades que os moradores de favela enfrentam. Através do programa Mães da Favela, a instituição entregou cestas básicas, físicas e digitais, e chips com internet gratuita garantindo assim uma segurança alimentar maior e a educação de muitas crianças, que precisaram migrar para as aulas online. Os benefícios são direcionados às mulheres das favelas, que chefiam os seus lares. Por seu conhecimento sobre esses territórios, a CUFA entendeu que ao apoiar essas mulheres, era possível criar uma rede de proteção muito maior e com isso o projeto chegou a impactar mais de 17 milhões de pessoas.

Essas ações, consequentemente, deram à CUFA o prêmio iBest, maior premiação do país no mercado digital, na categoria de ações sociais, e o prêmio MTV Miaw 2020, pela categoria Transforma Miaw Herói na Pandemia, o Prêmio Folha, entre outros.

Em 2019, a CUFA ganhou o Prêmio Caio na categoria de eventos esportivos pela organização da Taça das Favelas, ano em que foi realizado pela primeira vez em São Paulo, cidade com o maior número de favelas do país.

Em 2022, a instituição realizou mais um grande sonho que foi o acontecimento da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, que teve as suas grandes finais em novembro, na Arena Barueri, com transmissão ao vivo em TV aberta.

Clique em algum ano e saiba um pouco mais sobre a nossa história

Nega Gizza e MV Bill

O produtor Celso Athayde, junto com os rappers Nega Gizza e MV Bill, funda a Central Única das Favelas, a CUFA, no Rio de Janeiro.

A CUFA produz a primeira edição do Hutúz Rap Festival

A CUFA produz a primeira edição do Hutúz Rap Festival, o maior evento de hip hop da América Latina, que revelou grandes nomes como Rappin Hood, Dexter, Negra Li, entre outros. Pelos palcos do Hutúz, passaram grandes nomes da música como Caetano Velos, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Sandra de Sá.

Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA)

É criada a Liga Internacional de Basquete de Rua (LIIBRA). Evento esportivo que deu oportunidade para vários jovens de favelas e periferias mostrarem o seu talento, misturando esporte, dança e hip hop.

Falcão Meninos do Tráfico

Idealizado pelos fundadores da instituição, MV Bill e Celso Athayde, o documentário Falcão: Meninos do Tráfico, foi exibido no Fantástico, na TV Globo. A obra aborda a realidade de jovens que se envolveram com o mundo do crime. O projeto foi premiado nacional e internacionalmente, e foi um marco na história da CUFA

Taça das Favelas no Rio de Janeiro

É criada a Taça das Favelas no Rio de Janeiro, o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, que mobiliza mais de 100 mil jovens moradores de favela anualmente.

Semana Global da CUFA

Semana Global da CUFA. A instituição promoveu uma série de eventos sociais e culturais em Nova York. E foi reconhecida na sede da Organização das Nações Unidas, tendo três cadeiras na instituição: Habitação, Juventude e Afrodescendência.

Final da Taça das Favelas São Paulo

Final da Taça das Favelas São Paulo. O campeonato já era bastante conceituado e popular em todo o Brasil, mas faltava acontecer no maior estado do país. Foi um grande sucesso. Com as grandes finais sendo jogadas no dia 1º de junho, para mais de 40 mil pessoas no Pacaembu.

Pandemia do Covid-19

Com a pandemia do Covid-19, a CUFA criou o CUFA Contra o Vírus e o Mães da Favelas, com o intuito de combater os impactos sociais e econômicos do período. O programa atendeu famílias em mais de 5 mil favelas de todo o Brasil, mobilizou mais de R$ 425 milhões e impactou mais de 13 milhões de pessoas.

Taça Nacional

A instituição realizou mais um grande sonho que foi o acontecimento da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, que teve as suas grandes finais com transmissão ao vivo em TV aberta.

Expo Favela Innovation

Acontece a primeira edição da Expo Favela Innovation, a maior feira de negócios de favela do mundo, tendo a CUFA como parceira social.