COVID-19 Mães da Favela

O novo vírus do COVID-19 tornou muito mais difícil de se viver nas favelas. SAIBA MAIS

Home > CUFA RS, governo do estado e consulado americano levarão 8 jovens alunos de projetos sociais para os Estados Unidos

CUFA RS, governo do estado e consulado americano levarão 8 jovens alunos de projetos sociais para os Estados Unidos

Jovens da CUFA RS vão para os Estados Unidos no dia 22 de julho

Jovens são praticantes de artes marciais

A segunda-feira, 27, foi marcada pelo lançamento do programa Sports Diplomacy – SSC, Esporte para a Mudança Social, firmado entre a CUFA RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Consulado Americano, que levará 8 jovens para um intercâmbio em Boston, nos Estados Unidos, em 22 de Julho deste ano. Todos são integrantes de projetos sociais de Artes Marciais, presentes e atuantes nas áreas que integram o Programa RS Seguro.

Jovens da CUFA RS vão para os Estados Unidosas

A cerimônia ocorreu nas dependências do Palácio do Piratini, em Porto Alegre/RS, e contou com a presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Junior, o Cônsul-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, Shane Christensen, membros da CUFA Frederico Westphalen/RS, Roberto Torres e Vinícius Duarte, CUFA RS, Paulo Daniel Santos, bem como secretários de Estado, representantes do Poder Público dos municípios participantes e responsáveis pelos projetos participantes.

O intercâmbio tem o intuito de capacitar projetos sociais de Artes Marciais, das áreas que integram o Programa RS Seguro, ampliar seus resultados e multiplicar conhecimentos de seus jovens integrantes.

Constância nas ações em áreas do RS Seguro

Em 2021, a CUFA RS desenvolveu junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado da Segurança Pública, Secretaria de Estado da Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Secretaria de Estado da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Programa RS Seguro, Departamento de Políticas para as Mulheres, Departamento de Políticas para a Juventude), o Edital “Ações Culturais das Comunidades”, o qual viabilizou um mapeamento das iniciativas sociais nas áreas que integram o programa RS Seguro.

A partir disso, foi possível identificar projetos que promovem atendimentos semanais, com artes marciais, de crianças e adolescentes, onde encontram-se os maiores índices de violência e vulnerabilidade social do Estado. Estes indicaram alunos que são: Moradores das áreas que compõe o RS Seguro, têm perfil de liderança e de educadores, entre 15 e 18 anos, possuem engajamento na comunidade, para além da prática das artes marciais, bem como para multiplicar os conhecimentos e dar continuidade às iniciativas.

Todos estes fatores foram observados pela Comissão de Seleção, formada durante o processo, integrada por representantes do programa RS Seguro e da CUFA Frederico Westphalen/RS. Posteriormente, dentre as indicações, foram selecionados:

Cidade: Bento Gonçalves/RS

Projeto: Judô da Praça CEU

Modalidade: Judô

Representante: David de Arruda Prates

Cidade: Tramandaí/RS

Projeto: Projeto Social de JiuJitsu Dejone Rambor na Luta pela Paz;

Modalidade: Jiu Jitsu

Representante: João Vitor Rosth Padilha

Cidade: Passo Fundo/RS

Projeto: Grupo Liberdade Casa Grande

Modalidade: Capoeira

Representante: Ronaldo dos Reis Mesquita

Cidade: Porto Alegre/RS

Projeto: Projeto Jiu Jitsu – CJ – CUFA;

Modalidade: Jiu Jitsu

Representante: Gabriel Garcia Gonçalves

Cidade: Pelotas/RS

Projeto: Centro de Desenvolvimento do Dunas

Modalidade: Taekwondo

Representante: Jobert Martins

Cidade: Santa Maria/RS

Projeto: Projeto de Rua para Roda – Centro Social Francisco Leschener;

Modalidade: Capoeira

Representante: Jonathan Loreto Figueiró

Cidade: Rio Grande/RS

Projeto: Projeto Vasquinho;

Modalidade: Jiu Jitsu

Representante: Maria Eduarda Machado Silveira

Cidade: Esteio/RS

Projeto: CUFA Esteio

Modalidade: Capoeira

Representante: Kawélly Leonarda de Freitas Nunes

Agenda nos EUA

A comitiva que viajará no próximo mês é composta pelos 8 jovens anteriormente citados, Roberto Torres, Diretor da CUFA Frederico Westphalen/RS, Paulo Daniel Santos, Coordenador da CUFA RS, Aline Barcellos e Elisangela Veiga, representantes do programa RS Seguro, além de Aline Rosso, tradutora.

A programação da viagem, que durará de 22 de julho à 4 de agosto, inclui capacitações com diferentes temáticas, treinamentos diferentes modalidades de artes marciais, programações culturais, visita à Universidade de Harvard, entre outras.

Gostou da ação?

Então participe. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec sit ame

Faça Parte

Destaques

Fazendo do nosso jeito há 20 anos

Mais de 1000 projetos desenvolvidos em todos os estados do país

Ver todos os projetos